A qualidade do sono na Odontologia

A odontologia está cada vez mais atuante no sono e nos problemas que a falta dele pode acarretar nos pacientes. A tentativa de melhora das dores orofaciais (Dores na região da face) pode estar ligada à problemas causados pela insônia ou pelos distúrbios do sono.

A cavidade orofacial pode responder de diferentes maneiras também á qualidade do sono, pois pacientes que apresentam problemas respiratórios como rinite, sinusite e apneia do sono possuem a tendencia de não fechar a boca, diminuindo assim o fluxo salivar e com isso diminuindo o sistema tampão que a saliva tem; consequentemente podemos ter uma maior incidência de cárie e doenças periodontais.

Ter uma boa noite de sono, está intimamente ligado a uma boa saúde, odontológica e também sistêmica. Um adulto dorme em média de 6 a 9 horas por noite, abaixo disso ja consideramos um déficit de sono que poderá acarretar em problemas de saúde, tais como complicações mentais, cardiovasculares e aumentar a frequência e intensidade de dor.

Uma boa qualidade de sono é um indicador de uma boa saúde física, mental, bem-estar e vitalidade em geral. Inversamente uma má qualidade do sono pode levar ao acúmulo da fadiga, sonolência e alterações do humor.

Estudos mostraram que o déficit de sono, aumentou a incidência de dor nas articulações temporomandibulares em pacientes com DTM’s (Disfunção temporomandibulares). Esta questão somente corrobora com a necessidade de atuar também no sono dos pacientes na área odontológica.

Vale ressaltar de que a durabilidade da faceta de porcelana e da lente de contato dental é a mesma, visto que as técnicas para o preparo e cimentação são iguais.

É essencial que nós Cirurgiões dentistas, saibamos entender e identificar os distúrbios do sono, como a insônia, a síndrome da apneia obstrutiva do sono, o bruxismo noturno e algumas doenças respiratórias, para atuar de forma correta e avaliar uma possível DTM no paciente.

O tratamento dos problemas do sono, variam desde tratamentos comportamentais até medicamentos, cabe ao cirurgião dentista identificar a melhor forma de tratar o paciente, neste caso o uso de placas miorrelaxantes e a toxina.

Veja Também

Facetas x Lentes de contato: como diferenciá-las

Se tem uma dúvida que sempre aparece aqui na clínica é essa: “Qual a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato?!?!” E a resposta é quase sempre a mesma; basicamente, a espessura entre elas. Antes de tudo precisamos dizer que ambos são laminados cerâmicos...

Da Nossa Família Para a Sua Família

Início dos trabalhos Equipe Vieira Martins Odontologia Integrada - 10 de março de 2021 A odontologia moderna com seus conceitos e técnicas, está cada vez mais conhecida por pessoas leigas ou pelos “não dentistas”. Quem não sabe um pouco sobre implantes ou próteses...