O estresse cotidiano nos trouxe hábitos imperceptíveis e cada vez mais comuns, mas só nos damos conta deles quando já temos prejuízos físicos. Estamos falando do apertamento em vigília e o bruxismo noturno. Mas, o que é isso?!? Em poucas e simples palavras:
– Apertamento em vigília: sabe aquele momento em que estamos sentados em frente ao computador ou até mesmo dirigindo, momentos corriqueiros, porém que requerem atenção; e sem perceber estamos com os dentes cerrados, apertando mesmo e geralmente com “cara de poucos amigos”?! Então, esse é o apertamento em vigília. Estamos tão tensos que “descarregamos essa tensão” fechando a boca e apertando os dentes, muitas vezes sem nem perceber que estamos fazendo isso.
– Bruxismo noturno: é o mesmo apertamento excessivo, porém feito enquanto estamos dormindo. Tudo isso traz sérias consequências às nossas articulações temporomandibulares; como desgaste articular e desgaste ósseo; causando assim dores crônicas na face, enxaquecas, dificuldades para abrir e fechar a boca, estalos e ruídos, desgastes dentais e até fraturas dos dentes.
O tratamento para DTM é feito com placas oclusais e, em alguns casos, associamos o uso da placa com aplicação de Toxina Botulínica tipo A (Botox).
A tese de Mestrado do Dr. Paulo é justamente sobre as Disfunções Tempormandibular, ou seja, aqui na Vieira Martins Odontologia você terá o diagnóstico mais correto e o melhor tratamento caso tenha algum desconforto nessa região.